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Marketing digital para revendas de produtos para limpeza profissional e EPIs: por que investir para atrair novos clientes?

14 de junho de 2022

Estratégias de marketing digital para revendas, principalmente nas redes sociais, é um ótimo recurso para divulgar os produtos e alcançar públicos de interesse

Os equipamentos de proteção individual, EPIs, são itens obrigatórios por lei para o uso e proteção dos colaboradores nas empresas. Sendo assim, esses itens são essenciais às empresas, abrindo um campo de oportunidades às revendas de EPI para competir neste mercado, que tem se mostrado acirrado e em crescimento.

Da mesma forma, as revendas de produtos de limpeza profissional, voltados para a indústria, comércio e serviços, como os desengraxantes, desengordurantes, desincrustantes, detergentes multiuso, produtos que fazem parte do portfólio Henlau, também precisam buscar formas de se diferenciar no mercado e atrair os clientes para a sua a linha de produtos.

Portanto, como se destacar e aparecer para os clientes? Investir no marketing digital para as revendas e explorar as inúmeras possibilidades de comunicação por meio dos sites, redes sociais e buscadores, como o Google, que irão potencializar a visibilidade da sua revenda na internet.

Conheça o seu mercado

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Antes de qualquer estratégia ser colocada em prática, uma recomendação básica é ver o que a sua concorrência vem fazendo, de bom e de ruim, na internet. Dentro do marketing, esta ação de chama “benchmarking”, que nada mais é do que buscar referência e avaliar as estratégias das outras empresas do mesmo segmento.

Assim, você conseguirá reunir informações importantes quanto ao conteúdo que vem sendo trabalhado, quais as tendências de comunicação do setor de revendas de produtos de limpeza profissional e de EPIs, que tipos de ações vêm sendo trabalhadas (posts em redes sociais, vídeos institucionais ou promocionais, sites focados em venda ou mais informativos) e que tipo de linguagem vem sendo aplicada.

Da mesma forma, você conseguirá identificar as referências ruins, ou seja, o que não deve ser feito dentro do marketing digital e evitar cometer os mesmos erros do seu concorrente.

Saiba quem é o seu público alvo

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As revendas se relacionam com outras empresas, o que chamamos de uma relação B2B (business to business, ou, negócios para negócios). Assim, não terá efeito, por exemplo, uma ação de marketing focada no consumidor final. A sua comunicação precisa ser pensada em como a linguagem deve chegar até ao empresário, na pessoa responsável por compras ou pelo departamento de limpeza, ao almoxarife ou ao técnico de segurança do trabalho, que estarão interessados em adquirir estes produtos.

Assim, antes de colocar em prática uma ação, é necessário planejar os conteúdos, achar a linguagem mais adequada, o formato ideal (post únicos, carrossel, vídeos, texto no blog, interações nos stories – detalharemos mais a seguir no texto), entre outras análises que irão atingir o seu público alvo com mais assertividade e eficiência.

Tenha perfis comerciais nas redes sociais

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A empresa que não está presente nas principais redes sociais (Facebook, Instagram e Linkedin), dificilmente será notada pelo seu cliente. É como ela não existisse de fato caso esteja ausente na internet.

Por isso, tenha perfis comerciais bem estruturados nestas três principais redes, com descrição clara da empresa na biografia, uma imagem que privilegie o logo da revenda na foto de perfil, informações de contato atualizadas (WhatsApp, endereço, site) e publicações atualizadas e com uma identidade visual atraente, que destaque a sua empresa e os seus produtos.

Procure sistematizar publicações semanais para que o cliente que acompanha o seu perfil, seja sempre impactado com novas informações e conteúdos. Mas, não saia postando em qualquer dia e horário. Faça um estudo da audiência do seu perfil para definir os melhores dias e horários de publicação para aumentar a possibilidade de maior alcance das suas postagens.

Formatos de publicação

No Facebook, dê preferência para postagens de uma única imagem, com um conteúdo mais informativo, ou utilize essa rede para compartilhar o link das postagens do seu blog, buscando gerar visitas ao site da sua revenda. No Facebook cabe também vídeos explicativos do uso dos produtos, institucionais da sua empresa e com novidades do seu estoque.

Já o Instagram é uma rede social muito mais visual, onde a imagem é privilegiada. Use-a à vontade para postar fotos dos produtos, a utilização pelos seus clientes, detalhamento dos produtos, carrosséis (sequência de até 10 artes numa mesma publicação) interessantes sobre as novidades da sua empresa e explore os stories, que são publicações mais espontâneas que ficam visíveis por 24h, e os reels, que são vídeos curtos, na vertical, com alta poder de engajamento (comentários, curtidas e compartilhamentos) do público.

O Linkedin é uma rede social mais séria, voltada quase que 100% para o corporativo, ideal para compartilhar os textos do blog, vídeos institucionais, detalhamento técnico dos produtos que você revende. São aceitos posts com uma imagem, preferencialmente, além de artigos e vídeos.

Trabalhe com o Google a seu favor

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Não se engane pensando que ter apenas as redes sociais ativas irá resolver o seu problema de presença na internet. Sites de pesquisa, como o Google, dão preferência em encontrar os termos de busca em sites bem estruturadas, com layout (a parte visual do site) atraente, que abre rapidamente nos celulares e com conteúdo atualizado, principalmente a parte de blog, com as técnicas de SEO, ferramentas para otimizar o seu site para o Google, empregadas dentro da sua homepage.

Para exemplificar. A sua revenda precisa de um endereço físico para ser encontrada e receber os clientes, certo? Da mesma forma, a sua empresa precisa de um site, com domínio que traga o nome da sua empresa, com todos os dados de contato para que as pessoas encontrem a sua loja quando forem fazer pesquisas sobre produtos de limpeza profissional e EPI no Google.

Assim, a plataforma de pesquisa é uma grande aliada das corporações. Agora, se você quiser aparecer já na primeira página, invista em um blog atualizado frequentemente, com conteúdo interessante, criativo e que traga informações importantes para o seu público alvo a respeito dos seus produtos, com as palavras-chave mais importantes para o seu segmento.

Outra forma de se classificar bem é investir nos anúncios patrocinados do Google. Assim, você poderá ficar no topo das buscas a aumentar a sua visibilidade e probabilidade de cliques para o seu site.

Mais uma dica é ter um perfil dentro do Google Meu Negócio organizado. Esse perfil trará ao internauta o seu mapa de localização, foto da fachada da sua empresa, imagens internas da revenda, fotos dos produtos, informações de contato, logotipo, ou seja, será o seu cartão de visitas completo dentro do Google.

Seja multicanal

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O seu cliente precisa encontrar com facilidade a sua revenda na internet e ser atendido com agilidade. Por isso, esteja no máximo de canais possíveis: redes sociais, site, Google, atendimento pelo WhatsApp, atendimento por e-mail e uma equipe dedicada a atender a esta demanda digital. Nos dias de hoje, ninguém tem paciência de esperar um retorno, e todo tempo desperdiçado em não atender um lead pode repercutir em perda de venda.

Se possível, contrate uma agência de marketing digital

Sabemos que a realidade das revendas é trabalhar com a margem dos produtos no mínimo e com orçamento apertado. Mas, se você não colocar o marketing como uma prioridade de investimento, junto com o comercial, atendimento, gestão ou financeiro, a possibilidade da sua revenda de perder espaço na web para a concorrência é muito grande.

Assim, se for possível, contrate uma empresa ou um profissional especializado e capacitado em marketing digital para assessorar a sua revenda e aplicar as técnicas corretas de comunicação, elaborar planos estratégicos de marketing, buscar o público alvo onde eles estão, implementar ações mais agressivas de venda e trabalhar para consolidar a sua marca e zelar pela reputação da imagem da sua revenda na internet.

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